quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Correios: caro e imprestável

Se você já comprou algo através da internet, ou importou algo de maneira independente, certamente terá uma história negativa para contar sobre a experiência com os Correios, caso não tenha, considere-se uma pessoa de sorte. Ao longo dos anos tive diversas experiências comprando através de plataformas digitais, algumas ruins confesso, mas na esmagadora maioria das vezes, os incidentes se deram através da companhia estatal.

 Houve uma época na qual o Mercado Livre utilizava os serviços postais para entrega de mercadorias, lembro de ter de esperar mais de um mês para receber uma compra por conta de uma greve, no final o produto não era o que imaginava, resultado, além da espera, não pude reclamar do produto, o prazo para devoluções havia expirado.

Tive também experiências ruins comprando em marketplaces com sistema de entrega própria, inclusive com o próprio Mercado Livre, recentemente fiz duas compras com problemas, na primeira, o item comprado não era original, devolvi o produto e assim que a leitura do QR code foi efetuada, tive o reembolso. Em outra situação, no final do ano, ao invés de receber minha compra, por engano foi entregue um pacote com quatro caixas de pisca-pisca, fotografei, entrei em contato com o suporte, além de ser reembolsado não tive o ônus de devolver a encomenda. Outro caso também ocorreu com a Amazon, assim que o prazo máximo expirou, recebi uma notificação para confirmar ou não a entrega do produto, mais uma vez tive o reembolso, além de ser informado que caso a encomenda fosse entregue, poderia receber sem custo algum.

Nem tudo é maravilhoso no universo das gigantes da internet, tive problemas não solucionados como a demora na entrega, recusa na troca do produto com defeito e até mesmo extravio, porém, as experiências negativas ocorreram apenas em duas ocasiões pontuais há muito tempo. Um ponto positivo da pandemia, sem dúvidas, foi o avanço nas cadeias de logísticas focadas no varejo, o mesmo não podemos dizer dos Correios.

Após vencer o medo de comprar em sites chineses, esporadicamente tenho feito pequenas compras no AliExpress, já enfrentei atrasos por parte dos Correios, as compras que se perdem em Curitiba, por exemplo. Mas a partir de meados de 2022, passamos a enfrentar problemas com a entrega (meu pai também faz suas compras na China), simplesmente não entregam, alegam que o endereço não foi encontrado, o que não acontece com todas as encomendas, por milagre eles encontram o endereço em algumas situações. Uma das piores experiências que um brasileiro pode ter, dentre todas ruins em órgãos públicos, sem sombra de dúvidas é ir aos Correios.

O pesadelo já começa com o ambiente, geralmente mal iluminado, a concentração de pessoas desanimadas é o segundo passo, ao retirar a senha e olhar para o painel, o sentimento de ter perdido o dia toma conta, mas tudo bem, são vários guichês de atendimento, errado! Um ou dois funcionários para atender os mais diversos serviços e com uma má vontade de tirar o ânimo até da pessoa mais otimista. O tempo se arrasta, até você se dar conta que agora apenas uma pessoa está atendendo, em alguns momentos simplesmente não há uma única alma viva em guichê algum, nesse momento já não há mais brilho algum na alma.

Está chegando a sua senha, uma pequena esperança toma conta, mas não demora muito para sumir, começam os atendimentos preferenciais, bate-papo com conhecidos que postam encomendas com frequência, dez, quinze caixas, cada uma sendo pesada e medida individualmente e à passos de tartaruga. Você só pegar sua encomenda e sumir dali, mas tem a burocracia de informar o código, entregar seu documento, se der sorte o objeto está à mão, caso não esteja, mais uma espera para revirar entre caixas e pacotes aquele que te pertence, como de costume não há cuidado nenhum com os pacotes. Objeto em mãos, pedem para você colocar a data, número do documento e assinar um retalho de papel qualquer, que certamente irá para a lata do lixo assim que nos viramos.

Não existe serviço que entregue 100% de eficácia, mas fica claro a ineficiência dos Correios, a empresa enfrenta um déficit em seu quadro de funcionários há alguns anos, as entregas são feitas dependendo da região, por exemplo, entre o centro de distribuição de Osasco para a agência mais próxima de casa é caminho, não seria lógico que a entrega fosse efetuada durante este percurso? Ao questionar um entregador dos Correios, ele afirma que apenas encomendas menores são entregues, afinal, é o que o baú da motocicleta comporta, além de confirmar a falta de colaboradores que se propõe a efetuar entregas, a maioria prefere o serviço interno.

O serviço não é barato, existem além de todos os problemas aqui expostos, os extravios, produtos avariados e uma série de mentiras para na realizar a entrega, destinatário ausente, endereço fora de padrão, número não encontrado, dentre diversos outros entraves. A iniciativa privada consegue um serviço eficiente, cobrando menos e com prazos menores, não é perfeito, existem falhas, mas ao contrário da estatal, respondem às críticas e melhoram os pontos fracos assim que detectados, só de pensar que tenho que ir aos Correios, escrevi este relato, desejem-me sorte! Antes que me esqueça, há quem defenda que a estatal tome conta dos serviços de entrega de comida e transporte, que isso jamais ocorra. 

2 comentários:

  1. Assino embaixo, é difícil depender dos Correios.

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    1. Quantas compras paguei mais caro só para fugir dos Correios, no final sai mais caro ir buscar lá.

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